KINGSTON
É a capital e maior cidade da Jamaica e está localizada na costa sudeste do país. Apesar da maioria da população ser de descendência africana, Kingston é também o lar de outras etnias, sendo as maiores a dos indianos e chineses que vieram para o país como servos no final do século XIX, mas agora ocupam um papel importante na economia jamaicana, especialmente nos mercados de retalho no centro de Kingston.
COMIDA TÍPICA
Não há dogmas no rastafarianismo e, por essa razão, as regras quanto à alimentação não são extremamente rígidas. Há rastas vegetarianos, outros que incluem peixes na dieta. O uso do sal também é variável, alguns utilizam, outros, o substituem por várias ervas aromáticas, como tomilho e manjericão, além de pimentas e especiarias. Além de frutas e verduras frescas, feijões e ervilhas são muito utilizados neste tipo de culinária, assim como o leite de coco, que é a base para caldos e molhos.
GEOGRAFIA
Entre a variedade de ecossistemas terrestres, aquáticos e marinhos da ilha estão florestas secas e úmidas de pedra calcária, floresta tropical, cavernas, rios, ilhas e recifes de coral. As autoridades reconheceram a enorme importância e o potencial do ambiente e designaram algumas das áreas mais "férteis" como "protegidas" . Entre as áreas protegidas da ilha estão o condado de Cockpit, Hellshire Hills e as reservas florestais Litchfield.
ESPORTES
O esporte é uma parte integrante da vida nacional na Jamaica e atletas da ilha tendem a realizar a um nível bem acima do que poderia normalmente se espera de um país tão pequeno e pouco populoso. Apesar do esporte mais popular no país ser o críquete, os jamaicanos tendem a ter bons desempenhos em competições internacionais no atletismo.
MÚSICA E DANÇA
Apesar de ser uma pequena nação, a cultura jamaicana tem uma forte presença global. Os gêneros musicais reggae, ska, mento, rocksteady, dub, e, mais recentemente, dancehall, reggaeton e ragga tudo se originaram na vibrante e popular indústria fonográfica urbana da ilha. A Jamaica também desempenhou um papel importante no desenvolvimento do punk rock, através do reggae e do ska. Alguns rappers, como The Notorious B.I.G. e Heavy D, são de ascendência jamaicana. O internacionalmente conhecido músico de reggae Bob Marley também era jamaicano.
CULTURA
Uma das características mais identificáveis dos rastafári é ter dread ou tranças-mechas no cabelo. Esse “penteado” é idêntico ao cabelo visto nos saddhus da Índia da mesma forma que coincide o uso da marijuana com objetivos espirituais. Tem ainda algumas congregações que adotam comportamento e indumentária feminina semelhante a muçulmana assim como as suas liturgias. Nas pinturas podemos observar cores com bastante brilho e linhas que são bem marcadas. Existe ainda o hábito de que os fabricantes de peças de barro, tecidos, madeira e pedras semipreciosas exibam as suas peças ao ar livre assim como em galerias pequeninas. A arte sempre diz muito sobre um povo e sobre a sua cultura então quem tiver a oportunidade de conhecer a Jamaica não pode deixar de conhecer mais sobre os seus quadros e outras formas de expressão artística. Um país muito rico culturalmente e que pode representar um grande aprendizado.